quarta-feira

Projeto Monitorando Itupararanga

Iniciou-se em outubro o projeto de educação ambiental Monitorando Itupararanga da ONG SOS Itupararanga.

Grupo de professores e ministrantes das oficinas no primeiro dia do Projeto Monitorando Itupararanga.


O principal objetivo do projeto é formar uma rede de monitoramento na APA - Área de Proteção Ambiental - de Itupararanga, que será desenvolvido por alunos e professores de 5 cidades da região, contando com 22 grupos que terão como missão acompanhar a qualidade das águas dos rios e córregos que abastecem nossa Represa.

Os grupos são formados por escolas da rede, tanto estadual quanto municipal, localizadas nas zonas urbana e rural dos municípios participantes, bem como uma  associação de moradores. Ibiúna contará com 18 grupos, necessários para cobrir mais de 60% que ocupa do território da APA.

Para monitorar as águas, os professores foram auxiliados a compreender melhor sobre cada parâmetro que será analisado, para que possam construir com as crianças as relações entre as alterações que serão observadas no ambiente e os resultados obtidos.

 Professora em oficina que demonstrou e tirou as principais dúvidas sobre os parâmetros que serão analisados no Projeto Monitorando Itupararanga.


 Os participantes das oficinas também puderam conhecer, além dos parâmetros físicos e químicos da água, como pH, fosfato e nitrato (que indicam a presença de esgotos), alguns bioindicadores, como insetos, larvas e outros seres que denunciam os impactos ocorridos em córregos e no ambiente.

Nenhum comentário: